Espaço Frei Gusmão

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Que em 2010 possamos reafirmar nosso compromisso (28/01/10)

Outro dia um conhecido me questionou sobre o fato de eu ser, há mais de 10 anos, o coordenador do Espaço. Ele perguntou curioso: “Você não se cansa? Já pensou em desistir”?
Fomos interrompidos e acabou que não respondi.
Decidi, então, transformar minha resposta em texto, ou desabafo, como queiram.

Me canso, me chateio, me decepciono… Se já pensei em desistir? Algumas vezes e, para ser bem sincero, tem momentos em que ainda penso. Desde que decidi assumir essa responsabilidade, é claro que com o apoio de pessoas importantes em minha vida, me comprometi acima de tudo com a oportunidade que estava sendo apresentada. Essa oportunidade, desde o início, significa comprometimento, doação, respeito e fé. São por esses motivos que continuo me dedicando. Pelo compromisso que assumi comigo, com os meus guias espirituais e com o Cosmos. Se um dia, um desses aspectos se perder, não há porque continuar.

Como eu gostaria que cada um se envolvesse assim. Não com o Espaço, não comigo, mas consigo mesmo. O Espaço existe pela simples razão e desejo de oferecer às pessoas um suporte para as batalhas vividas nesse plano. Sorrisos, energia, conversas…é isso que oferecemos aos que necessitam e nós estamos incluídos nessas necessidades. Simples, não é? Vestir uma “roupa branca” não é o suficiente. Não indica ser superior, nem ter um dom especial. Essa “roupa branca” só tem valia se o compromisso for levado a sério. COMPROMETIMENTO é a definição mais pertinente.

Todos temos vida atribulada, problemas, alegrias, festas e o mais belo ao comprometer-se é a possibilidade de se fazer ausente pelo tempo que for necessário, desde que comunicada a ausência e nem precisa ser explicada, só avisada. A expectativa, o silêncio de se poder ou não contar com a presença é o que chateia, decepciona.

A única certeza que tenho é a de que se o Espaço existe há mais de 10 anos é graças às pessoas comprometidas. Ninguém faz absolutamente nada sozinho. E graças a Deus, existe, sim, em nosso grupo, pessoas comprometidas com elas mesmas. É lindo de ver! São essas pessoas que mantêm, que alimentam e que respeitam os propósitos do Espaço Frei Gusmão. São por essas pessoas que o Espaço existe.

Temos nossas individualidades, mas não somos indivíduos. Somos elos, somos irmãos dividindo ideias, sonhos, energias e, acima de tudo, somos iguais caminhando diante do incerto e cultivando nossa fé no que quer que seja.

Que em 2010 possamos reafirmar nosso compromisso e contar com a chegada de mais comprometidos consigo mesmos.
Que sejamos maiores não em tamanho, mas na intensidade de nossa doação.
Que assim seja!
Douglas de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário